domingo, 4 de abril de 2010

Kashimir - Led Zeppelin

Recebi recentemente um pedido para escrever uma lição sobre como tocar Kashmīr do Led Zeppelin. A primeira coisa que você precisa saber sobre esta canção é que, não é executada no ajuste de afinação padrão (EADGBE).

Trata-se de ajuste modal chamado Open Dsus4 (Ré Sus) conhecido comumente como "DADgad". Abaixo está um gráfico sobre como ajustar em dadgad partindo da afinção padrão.




OK, agora que temos a alteração da afinação para DADAGAD, o que nos permite obter os riffs. Mesmo sendo a música é bastante longa, existem quatro riffs que a compõem.

Riff (1)
Este primeiro riff é o primeiro e mais famoso riff na canção


*** Dica *** Se você estiver tendo problemas ao reproduzir o riff, você pode omitir a execução da 5ª corda que seria a corda A. Na verdade no lick acima você já estaria executando um D (da corda 4 solta), então seu som será pouco menos cheio (fat), mas será muito mais fácil a execução.

Riff (2)
Este próximo riff segue um padrão simples (e repetitivo), e todo executado nas cordas inferiores, é muito simples.




Riff (3)
Outro Riff Básico



Riff (4)
Este exemplo mostra como você pode tocar alguns acordes “super-sized” na afinação dadgad. Também conhecido como powerchords porque embora usem todas as 6 cordas para executá-los, eles contêm apenas uma tônica, e dobras de 5as em várias oitavas. No vídeo você pode conferir a canção Kashimir.








Fonte: http://guitarteacher.wordpress.com/2009/01/08/kashmir-dadgad-tuning/ (by MD)
Adaptação e Áudios por Elly Aguiar

Quer saber mais sobre DADGad, clique:
http://dadgadmusic.blogspot.com/search?updated-max=2010-02-10T05%3A04%3A00-08%3A00&max-results=7

Um comentário: