quinta-feira, 1 de abril de 2010

Adrian Legg - A uma lenda, pouco conhecida

Alguns anos atrás coisa de uns 9, 10 anos estava começando minhas pesquisas sobre o DADgad e num lampejo daqueles que não temos muitos na vida, resolvi colocar no buscador do Yahoo um "termo", então digitei "Adrian DADGAD", não sei se vi alguma numa Guitar Player antiga, mas pensei que talvez tivesse lido algo sobre Adrian Belew tocar com DADGAD, coisa que até o dia de hoje ainda não sei, mas o fato foi que não achei nada naquele dia sobre o Belew, mas encontrei um senhor por alguns denominado REVERENDO Adrian Legg, que só vendo (risos).

A principio um tocador de guitarra acústica, apenas, depois de ver alguns vídeos percebi que não tratava-se um tocador comum, a começar pelo seu instrumento, com tarrachas nada convencionais.

Depois notei que aquele Adrian, era um virtuoso excepcional e dono de uma técnica exuberante e impressionante. Algo que de cara, me tirou o sono, foi a execução de bends afinadíssimos (em qualquer parte do braço), e a mandeira de concebê-los com uma ou mais notas entre tríades, com uma sonoridade de pedal steel sensacional.

Outra caracteristica notável é o fato de Adrian utilizar do recurso de mudança de afinações através das tarrachas de banjo que equipam seus instrumentos, é isso mesmo, assustou? Não, não é brincadeira, o Adrian faz isso em real time no meio da execução.

É capaz de tocar temas inteiros apenas abrindo e fechando a posição das tarrachas de seus violões. A velocidade da mão direita é outro aliado de Adrian, que ataca seu instrumento com um sotaque country music muito apropriado e extravagante.

Anos depois li numa Guitar Player que o mito Steve Vai, numa de suas andanças e tour intermináveis encontrou Adrian e o convidou para fazer parte de seu selo, o Favorite Nations na divisão de artistas de instrumentos acústicos, como se pode ver aqui: http://www.favorednations.com/FNA_allartists.html

Não vou me alongar mais, vou deixá-los com um show de técnica e bom gosto, com Adrian Legg



http://www.adrianlegg.com/index.html

2 comentários:

  1. Cara, gostei demais desse seu blog dadgad, e tbm do seu outro =)
    Sou apaixonado por afinações alternativas e em especial por essa, e realmente não esperava encontrar um espaço dedicado inteiramente à ela.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. POis é Lucas, a idéia aqui, não é cansar o leitor com coisas excessivamente técnicas, mas mostrar principalmente o trabalho de tocadores de DADgad, já que aqui no brasil é tão precário de informações sobre o tema. . .
    Mesmo fora, existe pouco material, tem pouca coisa de qualidade, espero com o blog divulgar e levar adiante essa cultura, se posso assim dizer. . .

    ResponderExcluir