Mostrando postagens com marcador DNA DADGAD by Elly Aguiar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DNA DADGAD by Elly Aguiar. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Meu DNA DADGAD by Elly Aguiar 2a.



Violão / Acoustic Guitar

Quando comecei a tocar com a afinação DADgad logo de cara observei que tratava-se de uma afinação em que o braço do instrumento reagia a uma tensão diferente, e que dependendo do calibre de cordas, maneira de executá-las, tipo de madeira, captação e até mesmo o ambiente (clima) iriam interferir no som.

Iniciei uma pesquisa enorme com todos os itens, desde cordas, maneira de execução, melhores madeiras (as que soam melhor) para a afinação DADGAD, palhetas, tipos de pré-equalizadores, tipos de amplificadores, DI´s, enfim tudo que se pode reunir para ter uma boa qualidade sonora.

A minha preocupação era encontrar um instrumento que conseguisse reunir qualidade e bom preço, já que aqui no Brasil, instrumentos nacionais de qualidade, ainda é bastante difícil, restanto os instrumentos chineses com belos acabamentos e qualidade duvidosa, ou os japoneses com preços distantes da realidade, os americanos prefiro não citá-los.

Minha peregrinação por lojas, sites, revistas tudo sobre o assunto foi extensa, até encontrar uma loja a MGS na Rua: Teodoro Sampaio, hoje extinta (como tudo que é bom, não sei por que acaba), lá encontrei vários instrumentos, mais com um me identifiquei de forma especial, e pra minha surpresa tratava-se de um instrumento nacional.

Depois de alguns meses de testes, sai com meu Roxy RGC1 debaixo do braço, desde que comprei em março de 2006 é o meu principal instrumento. Está equipado com PréFix da Fishmann que vem com Equalizador de 4 bandas.

O instrumento é construído com as madeiras, Jacarandá da Bahia, Spruce, e laterais e fundo *feitos, em lâmina de fibra de madeira sob alta pressão (HPL), desplugado possui graves marcantes, e médios e agudos equilibrados, plugado possui caracteristicas naturais ao pré que possui, a FISHMANN é uma grande empresa, e consegui com o modelo prefix um resultado muito satisfatório.

O Roxy RGC1 se mantém como meu fiel escudeiro, é o instrumento perfeito para as situações adversas que enfrento com sons (pa´s, monitores, e amp´s) e as intermináveis cruzadas com técnicos de som nas estradas desse Brasilzão.

Meu DNA DADGAD by Elly Aguiar 1a.

Execução Simples
Minha maneira de tocar o DADgad é muito simples, como nunca tive aulas, trabalho muita coisa de forma intuitiva, outras situações, apenas adaptei a maneira de executar da guitarra para o violão.
Tocar com os dedos ou palheta? Fingers or Pick´s ?
Como não tenho unhas grandes, executar peças ao violão com cordas de aço sempre foi um problema, no caso das cordas de nylon então a execução só é possível com palhetas.

A dificuldade se dá especialmente com calibres de cordas acima de 0.10. o som gerado através dos dedos (sem unha) apesar de muito limpo, não possui ataque.

Outro ponto de preocupação está relacionado à questão da precisão, uma vez que partes da performance e que exijam mais força, só é possível que sejam tocadas através de slaps, o que é muito complicado quando se tem um acorde a ser destacado.
Palhetas/Pick´s
Após ouvir os conselhos de um de meus tutores musicais, Jorge Ervolini (grande guitarrista, professor, musico e amigo), optei por tocar com palheta.

Uso palhetas mais espessas, normalmente de medida apartir de um milímetro de espessura pra acima. E são das marcas NIG 1.50mm, Planet Wavs 1.00mm, Fender Médium e Heavy, Dunlop 1.14mm.
Cordas/Strings
Cordas sempre foi um item à parte na minha história como músico, e explico, comecei muito cedo aos 8, tocando em violão com cordas de aço de alta tensão, depois migrei para o contrabaixo elétrico, inicialmente usava cordas leves 0.40 depois de um tempo passei a usar tensões mais pesadas como 0.45 e 0.50.
No começo dos anos 90 voltei à guitarra, com a febre dos velocistas cheguei a usar cordas 0.08 em guitarras com braços escalopados. Hoje ainda mantenho um trabalho profissional como contrabaixista e uso no baixo cordas 0.45 da ELIXIR, nos projetos em que toco guitarra uso cordas D´addario 0.10 e para o violão cheguei num calibre que creio ser o que é definitivo 0.12.

Alguns músicos usam para a afinação DADgad cordas Eagle-Newtone: DADGAD na seguinte configuração: 13,17,24w,32w,42w,56w

Setup de cordas

Uso ELIXIR Acoust String´s 80/20 BRONZE LIGTH (atualmente por orientações médicas estou usando a tensão .010 a .047), são cordas duráveis, e que se mantém com timbre perfeito mesmo com 6, 7 meses de uso. Uso por indicação de meu amigo, o super músico de campinas, Tiago Vianna (atualmente por orientações médicas estou usando mesma marca mas a tensão .010 a .047)