domingo, 14 de novembro de 2010

André Geraissati e O Canto das Águas

A música chegou a André Geraissati principalmente por meio de sua avó materna, que ouvia discos de Altamiro Carrilho, Enrico Caruso, Claude Debussy e daquele que mais o impressionou: Dilermando Reis.
"Eu tinha aproximadamente seis anos de idade e minha avó, que outrora havia tocado violão como diletante, mostrou-me uma pequena canção na qual empregava a técnica que hoje é conhecida como 'two-hands', que utilizei décadas depois em várias de minhas composições. Além dessa lembrança, por volta dos meus 12 anos, ao ouvir o cantor norte-americano Ray Charles interpretando sua música "What'd I say", a realidade se transformou."
André Geraissati começou a tocar por volta dos 15 anos, motivado pelos Beatles tocando "She loves you", de John Lennon e Paul McCartney. O músico não estudou formalmente; aprendia ouvindo os discos e tentando imitar o que percebia. Já como músico profissional e professor do CLAM, (Centro Livre de Aprendizagem Musical, escola criada em São Paulo pelos músicos do Zimbo Trio), estudou os métodos "Twentieth Century Harmony" (W. W. Norton), de Vincent Perischetti, "Treasures of Scales", e "Lydian Chromatic Concept" (Concept Publishing), de George Russell. "Como não sei ler - leio somente cifras - a filha caçula do maestro Amilson Godoy, Janaina, então com uns seis anos, tendo como remuneração um sorvete, tocava ao piano bem lentamente as notas escritas nos livros e eu as gravava em uma fita cassete."
Antônio Álvaro Assumpção Filho, pai do baixista Nico Assumpção, foi a figura decisiva na formação musical de André Geraissati. "Ele me transmitiu a audiofilia e o refinamento que se pode extrair e oferecer à vida."
Dos músicos com quem conviveu e convive, André destaca Sérgio Dias, guitarrista do grupo Os Mutantes, "através de quem a música se materializou para mim", e Egberto Gismonti, "que me fez entender que a utopia é possível." ouça e veja esse vídeo maravilhoso onde Geraissati ataca com a afinação C G D Eb Bb Eb

Nenhum comentário:

Postar um comentário