sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DADgad: Um Universo de Possibilidades

Uma das coisas mais legais do DADgad sem dúvida é a sonoridade e tocabilidade que a afinação proporciona. Nada como, numa digitação simples de acorde, ter a possibilidade de tocar 7as, 9as, 13as, ali na mão, sem pirotecnias e malabarismos.

Desde que ouvi o Dadgad a primeira vez, me apaixonei por essa afinação e desde então, tenho escrito canções explorando a afinação dentro de uma abordagem mais brazuca e malandra de tocar. Observo músicos ao redor do mundo, que exploram essa afinação, e cada um coloca muito da sua cultura local na maneira de extrair sonoridades, melodias, e até no jeito de tocar.

Deixo aqui 3 exemplos de composições que trabalhei esse universo de possibilidades que o DADGad oferece. A primeira, linha de produção trata-se de um maraca-funk ritmo oriundo de misturas entre o maracatu (do Pernambuco) e o funk americano, muito difundido no Brasil através da Nação Zumbi e Chico Science, FredZero4, Lenine, entre outros.
Os outros 2 exemplos são baladas:
1a.) Existe Razão - Tonalidade Dmajor (DADgad Tune) em 6/8 destaque para parte B que abre num arpegio em que a melodia (voz e violão) caminham sobre o acorde de Bm69 => O Mestre nos chama para plena paz
2a.) Elo Frágil - Tonalidade Dmajor (DADgad Tune) compasso em 4, e essa música é uma parceria com meu amigo Isaías di Roma, é uma canção simples, com cheiro de terra do interior Paulista, o destaque dessa canção além do empréstimo modal, está no refrão =>
F#----E---D----C#---B---A----G-------D (linha violão)
Da---Se--men-te---ti---ra---uma--lição, enterra, morre e nasce vida
O Violão toca a melodia F#, E, D, C#, B, A, G e D, em oitavas ((DOUBLEs STOPs)), dando uma idéia de violão de 12 cordas então a voz canta a linha do violão uma terça acima. . .
Essa música foi composta sobre o campo harmônico de D, iniciando no IIm, no meio da música existe um empréstimo modal (tonalidade de Bbmajor) e volta ao campo de D.
Curiosidade: Na música Elo Frágil, o refrão e a melodia das estrofes estavam prontas, entreguei ao Isa e ele escreveu as 2 estrofes. . . o cara não é fraco!

Linha de Produção:

Arranjos, Voz , Backing Vocal, Violão DADgad e Baixo: Elly Aguiar
Direção, arranjo de percurssão e Guitarras: Cacau Santos
AB / Alfaia / Caxixi / CawBell / Flextone: André Miau
Bateria: Marcelo Pereira

Existe Razão:

Violão DADgad e Voz: Elly Aguiar

Elo Frágil:

Violão DADgad e Voz: Elly Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário