terça-feira, 13 de julho de 2010

Elly AGuiar - Sons do Coração

Tenho a honra de ter nessa semana, no programa Sons do Coração apresentado pelo Nelson Bomilcar, as canções do meu trabalho "NA TUA CASA", o Nelson, apresenta as principais canções do trabalho e faz comentários sobre o trabalho, além da ficha técnica, ou seja, um
espaço precioso.

Link:
http://www.transmundial.com.br/noticias/noticia_inteligente.php3?id=104

Para o pessoal que ainda não ouviram, essa é uma oportunidade de vocês conhecerem melhor o trabalho.

Abraço apertado,
EllyAguiar

sexta-feira, 9 de julho de 2010

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pedido de Desculpas - Falta de POST´s

Ando relapso com esse blog, na verdade estou compondo canções que entrarão no meu próximo CD que não sei qdo vai sair, o fato é que tenho escrito já pelo menos umas 50 músicas, e a maioria em DADgad, apesar de estar naquela fase de testes, tem canções que estão caindo como uma luva o DADgad, mas outras já não estão funcionando tão bem. . .
O ponto é que com essa empolgação, e estar tão profícuo pra composição não é normal, tá sendo uma situação "sui generis" é possível que isso tenha haver com o fato de ter ficado numa terrível depressão profunda por 2 anos, agora as coisas estão mudando, voltei a sonhar, e as coisas voltam a ficar bem novamente, o fato é que agente vai ficando velho e não se empolga mais com certas ilusões, certas situações, certas pessoas, vamo viver o que há de bom, e o que não presta, é lixo. . .
Perdoem-me, e vou tentar na medida que for registrando as canções, e tiver as os nos. de registros vou postando por aqui alguma coisa, recebi alguns e-mails pedindo posts específicos, alguns bem interessantes, já estou providenciando as TAB´s de coisas de John Mayer e outras cositas mais. . . mas peço só um pouco + de paciência (parafraseando o Lenine)
Abraço
EllyAguiar

quarta-feira, 21 de abril de 2010

SHapes, Shapes e mais shapes

Algo interessante nessa highway que é o DADGAD é você conhecer alguns shapes e testar em canções já conhecidas (no bom e velho EADGBE), então vai ouvindo outras possibilidades sonoras e acostumando o ouvido com a nova sonoridade, na nova afinação. . .

Abaixo alguns shapes de acordes em DADGAD da matéria de 20 de Abril by Ben Taylor no site http://www.gtdb.org/dadgad-guitar-chords-for-dadgad/

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ten Minutes in Dublin - Pierre Besunsan


Em julho de 2002 a Revista Guitar Techniques publicou nas paginas 70, 71 e 72 a matéria Workshop ACOUSTIC FINGERSTYLE “Introdution to DADgad” de Pierre Besunsan sobre o tema “Ten Minutes in Dublin, essa matéria foi patrocinada pela Yamaha, algo que não posso deixar de citar uma vez que estou reproduzindo a matéria. É um tema fácil de tocar, mas com alguns detalhezinhos de cordas soltas, confira!






domingo, 4 de abril de 2010

Kashimir - Led Zeppelin

Recebi recentemente um pedido para escrever uma lição sobre como tocar Kashmīr do Led Zeppelin. A primeira coisa que você precisa saber sobre esta canção é que, não é executada no ajuste de afinação padrão (EADGBE).

Trata-se de ajuste modal chamado Open Dsus4 (Ré Sus) conhecido comumente como "DADgad". Abaixo está um gráfico sobre como ajustar em dadgad partindo da afinção padrão.




OK, agora que temos a alteração da afinação para DADAGAD, o que nos permite obter os riffs. Mesmo sendo a música é bastante longa, existem quatro riffs que a compõem.

Riff (1)
Este primeiro riff é o primeiro e mais famoso riff na canção


*** Dica *** Se você estiver tendo problemas ao reproduzir o riff, você pode omitir a execução da 5ª corda que seria a corda A. Na verdade no lick acima você já estaria executando um D (da corda 4 solta), então seu som será pouco menos cheio (fat), mas será muito mais fácil a execução.

Riff (2)
Este próximo riff segue um padrão simples (e repetitivo), e todo executado nas cordas inferiores, é muito simples.




Riff (3)
Outro Riff Básico



Riff (4)
Este exemplo mostra como você pode tocar alguns acordes “super-sized” na afinação dadgad. Também conhecido como powerchords porque embora usem todas as 6 cordas para executá-los, eles contêm apenas uma tônica, e dobras de 5as em várias oitavas. No vídeo você pode conferir a canção Kashimir.








Fonte: http://guitarteacher.wordpress.com/2009/01/08/kashmir-dadgad-tuning/ (by MD)
Adaptação e Áudios por Elly Aguiar

Quer saber mais sobre DADGad, clique:
http://dadgadmusic.blogspot.com/search?updated-max=2010-02-10T05%3A04%3A00-08%3A00&max-results=7

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Adrian Legg - A uma lenda, pouco conhecida

Alguns anos atrás coisa de uns 9, 10 anos estava começando minhas pesquisas sobre o DADgad e num lampejo daqueles que não temos muitos na vida, resolvi colocar no buscador do Yahoo um "termo", então digitei "Adrian DADGAD", não sei se vi alguma numa Guitar Player antiga, mas pensei que talvez tivesse lido algo sobre Adrian Belew tocar com DADGAD, coisa que até o dia de hoje ainda não sei, mas o fato foi que não achei nada naquele dia sobre o Belew, mas encontrei um senhor por alguns denominado REVERENDO Adrian Legg, que só vendo (risos).

A principio um tocador de guitarra acústica, apenas, depois de ver alguns vídeos percebi que não tratava-se um tocador comum, a começar pelo seu instrumento, com tarrachas nada convencionais.

Depois notei que aquele Adrian, era um virtuoso excepcional e dono de uma técnica exuberante e impressionante. Algo que de cara, me tirou o sono, foi a execução de bends afinadíssimos (em qualquer parte do braço), e a mandeira de concebê-los com uma ou mais notas entre tríades, com uma sonoridade de pedal steel sensacional.

Outra caracteristica notável é o fato de Adrian utilizar do recurso de mudança de afinações através das tarrachas de banjo que equipam seus instrumentos, é isso mesmo, assustou? Não, não é brincadeira, o Adrian faz isso em real time no meio da execução.

É capaz de tocar temas inteiros apenas abrindo e fechando a posição das tarrachas de seus violões. A velocidade da mão direita é outro aliado de Adrian, que ataca seu instrumento com um sotaque country music muito apropriado e extravagante.

Anos depois li numa Guitar Player que o mito Steve Vai, numa de suas andanças e tour intermináveis encontrou Adrian e o convidou para fazer parte de seu selo, o Favorite Nations na divisão de artistas de instrumentos acústicos, como se pode ver aqui: http://www.favorednations.com/FNA_allartists.html

Não vou me alongar mais, vou deixá-los com um show de técnica e bom gosto, com Adrian Legg



http://www.adrianlegg.com/index.html