sábado, 6 de novembro de 2010

O Músico e o rítmo

Depois do fenômeno das afinações alternativas Michael Hedges ter passado pela terra, muitos outros músicos influenciados por esse cara, surgiram explorando a técnica do Michael, e alguns levaram ainda mais adiante o conceito e maneira de abordar o instrumento, exemplos temos aos montes, Don Ross, Simon Fox, Pierre Bensunsan, Andy McKee, Artie Traum, são apenas alguns músicos excepcionais, que seguiram com o conceito de Michael Hedges.

Algo comum a todos esses músicos, inclusive ao Hedges, é o senso rítmico, você escuta cada um deles e percebe a qualidade ritmica. E é nesse assunto que quero me concentrar, quem é que nunca tocou com aquele cara que confunde ritmos, perde o tempo forte, ataca no contra sem querer, derruba a banda, ou quando não o faz, deixa a música como se tivesse passado um arado no chão rítmico da canção. Isso é horrível!!

Voltei a dar aulas, apesar do meu tempo escasso, estou de volta às aulas, por que nelas aprendo muito, e preciso prepará-las, então gasto um tempo com estudo, mesmo que minimamente isso ajuda bastante no meu desenvolvimento e no desenvolvimento dos meus alunos. Algo que tenho dito a eles, é de não desligarem o metrônomo por nada, estudarem com metrônomo, aquecerem com o metrônomo, decorarem as batidas, internalizarem o metrônomo, isso irá ajudá-los a fazerem música com consciência.

Conheço músicos com percepção fabulosa, cheios de bom gosto, mas horrendos no tocante ao time. Isso não é difícil de corrigir, é uma questão de disciplina e disposição para se criar um bom hábito, que irá fazê-los maiores. Infelizmente, alguns, acham apenas que eu estou pegando no pé.

Onze em cada dez músicos de jazz perguntados sobre o senso rítmico de Jim Hall o apontam como perfeito, Em 1999 Jim Hall declarou a Adan Levy da GP americana que todos os músicos deveriam ouvir Freddie Green (na Big Band de Count Basie) não apenas pelo bom gosto, mas também por que era perfeito ritmicamente, além de um grande músico e que criava acompanhamentos maravilhosos. Entendeu a importância?

Posto aqui, um vídeo muito legal do Jim Hall


Incondicional by Bio Coltri

Uma coisa me deixa muito feliz, é quando percebo caras tocando melhor, investindo tempo de suas vidas em música. E é assim que percebo o Fabio Coltri, ele também (como eu) foi atacado pelo vírus do DADGad. Conheci o Fabio, alguns anos atrás quando rodei com uma banda de músicos maravilhosos, nas igrejas do ABC.



abraço Fabião, e seja muito bem vindo ao DADgad Blog, a casa está aberta!

Doyle Dykes - Interessante!!!

Amigos, do DADgad BLOG, senso ritmico, lirismo, bom gosto, sempre fizeram parte do cardápio de músicos do Jazz, aqui um bom exemplo Doyle Dykes, espero que gostem.

Steve Dawson - Lap Style Guitar

Na mesma trilha, do post anterior, vai pra vocês uma lição de Steve Dawson e seu maravilhoso Lap Style Guitar in C Tuning (CGCGCD), Ok, você vai me dizer, não tem haver com DADgad, mas nem precisa!

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!

Andrew Winton - seven-string lap guitar/bass

Meus amigos leitores do DADGad Blog, apresento a vocês uma nova, nem tão nova abordagem assim, mas diferente, e bem interessante. . . é o Andrew Winton com sua seven-string lap guitar/bass, usando e abusando do alternative tunes. . . para os que curtem. . . eis aí uma boa cachaça musical.

domingo, 24 de outubro de 2010

Tipical Irish Melody in Dadgad Tune

O Vídeo que postei nessa ocasião é interessante por alguns aspectos, trata-se de uma canção topicamente Irish Melody (melodia Irlandesa) http://www.youtube.com/watch?v=jHlWZg5tpZw (original) o que me agrada em muitos aspectos e que por motivos óbvios (não caberia nesse espaço) não vou entrar no detalhe. A execução é primorosa, De muito bom gosto é feita por um cara se não me engano é chamado LUCABEZ - Creio que seja também o dono do canal no Youtube. Outro ponto é a letra (engraçada) fala sobre uma empregada doméstica (rural) que salva alguém com sua beleza e dedicação. . . arte é isso, e dá-lhe estória (com "E" mesmo!)


sábado, 9 de outubro de 2010

Elly Aguiar no PULSE da CONEXÃO PRIMEIRA


Amigos do DADGAD, dia 15/10 estarei ao lado de músicos talentosíssimos, num projeto acústico 100% DADGAD, são músicas do meu CD NA TUA CASA e outras canções escritas nos últimos 3 longos e tenebrosos anos, e espero você por lá.

A Conexão Primeira fica na Travessa Sâo Vicente, 130 no Centro de Santo André, o evento começa às 20:30, mas vale chegar um pouquinho mais cedo pra se acomodar num lugar mais aconchegante.


Te espero por lá!

Elly Aguiar